Últimas Notícias

News
Recentes

Carol Teles lança “Constelação de Gritos Mudos”, seu novo livro!

News
Recentes

Com xilogravuras de Luís Matuto, livro faz releitura da história de Zumbi dos Palmares

News
Recentes

Guilermo del Toro e Cornelia Funke lançam livro de “O Labirinto do Fauno”

Livraria Martins Fontes

[Resenha] O grande Ivan – Katherine Applegate

Publicado em 07 jan, 2015

O Grande Ivan – Katherine Applegate
Editora: #irado
ISBN: 9788581635774
Ano: 2014
Páginas: 288
Classificação: 
Página do livro no Skoob / Compre!

Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece…
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade. Não importa quantos anos você tem… Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?

Resenha:
Entre os títulos já publicados pela Novo Conceito dentro do selo #Irado, O Grande Ivan é de longe o melhor livro infantil. A estrutura narrativa e a própria história apresentada são mais leves que todas as outras que já li até agora do catálogo, mas nem por isso deixam de trazer uma lição digna de perpetuação.

Ivan é um gorila das costas prateadas que pesa 180 quilos. Ele é um líder, um animal selvagem que foi retirado do habitat natural pelo homem. Vivendo por anos em um ambiente domesticado, ele se tornou a grande atração de um circo. Narrado em primeira pessoa, a trajetória de Ivan é contada pelo próprio Ivan de um modo peculiar, rápido e impactante. Solitário e sonhador, ele relembra tudo que já viveu e externiza aquilo que gostaria de conhecer. É de partir o coração as lembranças que ele tem. De um bebê com uma vida perfeita a um adulto cheio de cicatrizes. Apesar do porte de macho, ele nunca pode proteger alguém. Ele já não sabe ao certo a sensação de respirar o ar fresco da liberdade ou a de brincar com outros gorilas.

Quando uma filhote de elefante é comprada numa tentativa de trazer de volta os dias de glórias do circo, Ivan e os outros animais que vivem ali se rebelam. Aos poucos se instala uma revolta interna, íntima. Que explode e ganha vida. Coragem e amizade. A amizade entre os animais é pura e furiosa. A trupe percebe o quanto está perdendo enclausurada ali. Para alguns dos animais já não há mais esperança. Outros não querem acreditar na possibilidade de uma nova vida. Mas todos irão concordar que a filhotinha de elefante não merece passar o resto da vida fazendo graça para os seres humanos. Chicoteada até dançar conforme a música…

Baseado em fatos reais, O Grande Ivan está repleto de posicionamentos críticos e inteligentes sobre o relacionamento entre homens e animais. É impossível não se emocionar. Os sentimentos transbordam em cada trecho reflexivo do gorila. Os detalhes comportamentais que a autora apresenta sobre o elenco de personagens é rico. Aprofundado. A beleza da obra é completada com algumas ilustrações e uma capa dura.

Tivemos uma vida boa e feliz? Vivemos como deveríamos ter vivido? E na morte? Demos o último suspiro rodeados daqueles que nos amam? Não tão diferente dos seres humanos, os animais também querem respostas positivas para questões como essas.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário