Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban – J.K. Rowling

Publicado em 29 jan, 2013

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Editora: Rocco
ISBN: 9788532527868
Ano: 2012
Páginas: 318

Página do livro no Skoob
Classificação: 

As aulas estão de volta a Hogwarts e Harry Potter não vê a hora de embarcar no Expresso a vapor que o levará de volta à escola de bruxaria. Mais uma vez suas férias na rua dos Alfeneiros, 4, foi triste e solitária. Tio Válter Dursley estava especialmente irritado com ele, porque seu amigo Rony Weasley tinha lhe telefonado. E ele não aceitava qualquer ligação de Harry com o mundo dos mágicos dentro de sua casa. A situação piorou ainda mais com a chegada de tia Guida, irmã de Válter. Harry já estava acostumado a ser humilhado pelos Dursley, mas quando tia Guida passou a ofender os pais de Harry, mortos pelo bruxo Voldemort, ele não agüentou e transformou-a num imenso balão. Irritado, fugiu da casa dos tios, indo se abrigar no Beco Diagonal. Lá ele reencontra Rony e Hermione, seus melhores amigos em Hogwarts e, para sua surpresa, é procurado pelo próprio Ministro da Magia. Sem que Harry saiba, o ministro está preocupado com o garoto, pois fugiu da prisão de Azkaban o perigoso bruxo Sirius Black, que teria assassinado treze pessoas com um único feitiço e traído os pais de Harry, entregando-os a Voldemort. Sob forte escolta, o garoto é levado para Hogwarts. Na escola as dificuldades são as de sempre: Severo Snape, o professor de Poções, o trata cada vez pior, enquanto ele tem de se esforçar nos treinos de quadribol, e levar Grifinória à vitória do campeonato. Para piorar a situação, os terríveis guardas de Azkaban, conhecidos por dementadores, estão de guarda nos portões da escola, caso Sirius Black tente algo contra Harry. Por fim, Harry tem de enfrentar seu inimigo para salvar Rony e obrigado a escolher entre matar ou não aquele que traiu seus pais. Com muita ação, humor e magia, ”Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban” traz de volta o gigante atrapalhado Rúbeo Hagrid, o sábio diretor Alvo Dumbledore, a exigente professora de transformação Minerva MacGonagall e o novo mestre Lupin, que guarda grandes surpresas para Harry.

Resenha:
Vai ficar um pouco repetitivo se eu comentar em toda resenha que os tios trouxas do Harry ficam mais rabugentos a cada livro da saga? Pois bem, Harry precisa de uma autorização de seus guardiões para visitar a aldeia de Hogsmeade, agora que está prestes a fazer treze anos e indo para seu terceiro ano em Hogwarts. Mas para conseguir a assinatura de seu tio Válter, ele terá que se comportar bem enquanto a Tia Guida visita os Dursley. Infelizmente, as coisas não ocorrem como deveriam ocorrer, Tia Guida simplesmente passa dos limites e Harry perde o controle ao ouvir tantos insultos e comentários maldosos a respeito de seus pais. Como resultado, Harry acaba usando magia contra a Tia e foge da Rua dos Alfeneiros… Pegando carona numa espécie de ônibus mágico, o Noitibus Andante.Ele vai até o Beco Diagonal, se livrando dos tios trouxas até o início do ano letivo, onde irá para Hogwarts sem a autorização para os passeios nos fins de semana.

Sirius Black é um criminoso procurado tanto no mundo dos trouxas quanto no mundo dos bruxos. Acusado de matar treze pessoas com um único feitiço, ele é considerado uma ameaça para qualquer pessoa que o aborreça. Preso em Azkaban a doze anos, não sabe-se como ele conseguiu a façanha de fugir da fortaleza de segurança máxima para os criminosos do mundo mágico, cercada por seus guardas sombrios, os dementadores, que se alimentam sugando sua felicidade, é quase impossível sobreviver mais que algumas semanas nesse lugar…

Certo, vamos a grande questão do livro. Sirius Black era o melhor amigo de Lílian e Tiago Potter mas acabou sendo o responsável pela morte de ambos ao trair sua confiança  e aliar-se a Vocês-Sabem-Quem. Agora que está foragido a semanas, indícios levam ao Ministérios da Magia desconfiar que Harry corre perigo, Sirius quer vê-lo morto. Numa tentativa de proteger Potter, Dementadores são enviados a Hogwarts para garantir a segurança do castelo.

Remo Lupin é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, boatos contam que esse cargo é amaldiçoado, isso pode explicar o por quê de todo ano um novo professor assumir o cargo. Lupin acaba tornando-se o melhor professor da matéria e mantem um papel importantíssimo nesse livro. Não se sabe o motivo, mas Harry é super sensível aos guardas de Azkaban, Remo será o responsável por treina-lo para enfrentar os dementadores com o poderoso feitiço Expecto Patronum. Eu adoro o professor Lupin, um dos melhores momentos do livro é aula sobre o Bicho-Papão, é legal no filme, legal no livro, é épico, sério.

Hermione Granger está obcecada nos estudos e se matricula em todas as matérias, não se sabe como mas ela consegue estar presente em várias aulas ao mesmo tempo. Nos capítulos finais descobrimos como e quem a ajudou a isso. Rony Weasley passa a maior parte do livro tentando salvar seu rato doente e a beira da morte, Perebas, de cair nas garras de Bichano, o gato de Mione. Inclusive, Perebas esconde um dos maiores segredos desse livro, fiquei bem chocado lendo essas revelações. Hagrid foi promovido a professor de Trato das Criaturas Mágicas, fiquei tão feliz com isso, pena que Draco Malfoy arranja um grande problema. Aliás, Malfoy é um poço de problemas durante todo o livro. As partidas de Quadribol ficaram mais emocionantes, Grifinória que perde a sete anos a competição sente-se pressionada a levar a Taça das Casas, principalmente por Wood que está determinado a levar o troféu a qualquer custo, afinal esse é seu último ano na escola.

O Mapa do Maroto e todos os segredos que o envolvem, sem sombra de dúvidas é o grande “bang” do livro. Elaborado pelos Srs. Aluado, Pontas, Rabicho e Almofadinhas, o mapa mostra  além da localização de cada pessoa dentro da escola, todas as passagens e corredores secretos de Hogwarts. Mas nem todos podem vê-lo, não sem antes dizer as palavras necessárias. Útil e fantástico, sim ou claro? O livro é bem divertido, eu gargalhei quando o Prof. Snape tentou ler o mapa.

De todos os filmes, a adaptação para esse livro é a minha preferida, simplesmente amo. Óbvio, o livro é muito mais completo e repleto de segredos que os filmes nem de longe chegam a comentar ou esclarecer. Já me estendi muito, vou finalizar com uma visão da Professora de Adivinhação, a Sra. Trelawney:

“O Lord das Trevas está sozinho e sem amigos, abandonado pelos seus seguidores. Seu servo esteve acorrentado nos últimos doze anos. Hoje à noite, antes da meia-noite… O servo vai se libertar e se juntar ao seu mestre. O Lorde das Trevas vai ressurgir, com a ajuda do seu servo, maior e mais terrível que nunca. Hoje à noite. Hoje à noite… o servo… vai se juntar… ao seu mestre…”

Apaixonado me define.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

24 Comentários

  • Gabrielle
    05 julho, 2013

    A saga que marcou gerações, todos os livros são bons! É impossível não gostar de Harry, Hermione e Rony. Impossível!

  • Karolyne K.
    31 março, 2013

    Um dos meus favoritos e da metade do planeta KKK
    Não sei explicar o que mais gosto no livro.
    Mas para mim, um dos melhores. Lembro-me ainda quando o li pela primeira vez, menorzinha, claro. Ficava com minha mãe vendo o filme e falando: No livro acontecia isso mãe e no filme não tem.
    KKK mas acho que ao todo, ele foi até que bem fiel.

  • rangel lobo
    25 março, 2013

    Também gosto muito do terceiro livro da série "Harry Potter e o prisioneiro de de Azkaban" acho que todos os filmes estão sendo bem fiel aos livros, pois até agora tudo que foi dito eu assistir no filme, típico de resumo de novela.Gostei de suas palavras e está de parabéns pela excelente resenha.Harry Potter me fascina, e me deixa ainda mais com vontade de entrar logo nesse mundo de fantasia e mistério.Abraços e até! =)

  • Leonardo
    24 março, 2013

    O primeiro da saga que eu li… foi porque meu pai não sabia que esse era o terceiro. (nem eu na época, tinha 8 aninhos)

  • Lucas de Omena
    20 março, 2013

    maravilhoso como a J.K. Rowling fala sobre os dementadores(e esse dementadores me deram ideias para muitas cantadas para pegar mulheres), e o sirius, o melhor de tudo foi o patrono que é uma magia muito linda, adorei esse livro

    to participando do concurso e divulgando pra cada pessoa o seu blog e eles dizem que é muito "maneiro"

  • lais
    10 março, 2013

    Esse livro fica muito mais divertido com a descoberta do Mapa do Maroto e seus criadores!! A Hermione batendo no Draco é uma das melhores partes!!

  • Nina Fontes
    10 março, 2013

    Adorei esse livro pela descoberta, pelo Mapa do Maroto, por Sirius, por Bicuçu, e fiquei decepcionadíssima com Rabicho por ter sido o fiel do segredo dos Potter e ter traído a confiança deles. Ele ainda teve a sorte de ter sido o mascote do Ron, ainnnn, rato asqueroso. Esse foi o exemplar que terminei indignada.

  • Dâmaris
    07 março, 2013

    Com certeza esse foi o melhor dos filmes, não dos livros. Mas é realmente incrível os efeitos usados e acho realmente linda a relação entre o Sirius e o Harry *-*

  • Maíra Souza
    03 março, 2013

    Nem comento também dos tios chatos hahaha
    Pra mim, o melhor. Os efeitos, as descobertas são as mais intrigantes nessa parte da história. Foi o filme que assisti mais vezes!

  • Acervo de Miss
    25 fevereiro, 2013

    Deste, eu já nao gosto tanto, mas nao deixa de ser um ótimo livro.

    Bjs,
    http://www.acervodemiss.blogspot.com

  • Georgia @stupidlambgirl
    24 fevereiro, 2013

    Bom saber que mais pessoas compartilham da opinião de que este é um dos melhores livros e, para mim, o melhor filme que também não canso de assistir. Especialmente porque Harry e Hermione passam 90% do tempo juntos *-*

  • Priscila Pires
    22 fevereiro, 2013

    Eu também acho a melhor adaptação, não me canso de assistir.
    Meu favorito da Série!!

  • Bruna Costenaro
    22 fevereiro, 2013

    Nha meu livro favorito da série, amo como td munda de lugar qd ele usa o vira tempo com a Hermione S2!

    Miquilis: Bruna Costenaro

  • Fernanda Faria
    16 fevereiro, 2013

    Acho que esse livro foi o que eu menos gostei, eu amei ele assim como os outros, mas não é o meu preferido da saga, ahahaha! Porém acho que esse livro é o que nos dá mais informações úteis, mas aventura, realmente esse eu fiquei com muito medo do sirius, apesar de depois amar ele, e chorar litros quando ele morreu

  • Victor Emmanuel
    03 fevereiro, 2013

    Minha gente, o que é o final desse livro?? Pfvr, eu me senti passado, chocado ft deslumbrado com isso tudo. É muita informação e a parti desse eu comecei a perceber a genia que a J.K. é.

  • Anônimo
    02 fevereiro, 2013

    Eu não li, mas lembro que o filme adaptado deste livro foi um dos que mais gostei de assistir. 😉

  • Alice Aguiar
    01 fevereiro, 2013

    eu fiquei muito fã desse volume da serie *-*
    gostei da resenha.

  • cristiane
    31 janeiro, 2013

    Acho que pelo que já vi esse foi um dos melhores livros da série. Boa resenha.

  • Rafael
    31 janeiro, 2013

    Esse, para mim, é um dos melhores livros da saga.
    A aparição dos dementadores, o vira-tempo, o segredo de Perebas, aaah <3
    é mto bom! J.K. é incrível, como sempre.

    Ah, a resenha ficou mto boa ; )

  • Iara
    30 janeiro, 2013

    Gostei da resenha, to começando a querer ler os livros, e a adorei essa coleção em capa branca ficou show.

  • franfernands
    30 janeiro, 2013

    Não li nenhum, mas estou gostando dessa semana, da pra ver o porque desta série ter tantos fãs! 🙂

  • Leila
    30 janeiro, 2013

    Vou ficar torcendo para alguém me dar essa coleção de livros de presente. Assim, não terei mais desculpa para não ler.

  • Lú Miranda
    29 janeiro, 2013

    Que legal, Harry Potter por aqui!!!
    Gente que felicidade, adoro adoro HP.
    Amei sua resenha.

    clicandolivros.blogspot.com

  • Chrysthie Audi
    29 janeiro, 2013

    Eu adorei esse livro, j.k me pegou de surpresa com o rabicho…
    adorei o mapa do maroto, o sirius, o harry ter autorização para ir a hogsmeade…uma delícia…

    Bjs