Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[RESENHA] Últimas Mensagens Recebidas/ Cartas Secretas Jamais Enviadas – EMILY TRUNKO

Publicado em 14 jul, 2018

Últimas Mensagens Recebidas / Cartas Secretas Jamais Enviadas – Emily Trunk

Ano: 2017  | Páginas: 176 / 200

Editora: Seguinte

Classificação: 

 

 

Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário? A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida. Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal?

Está tudo bem. Em casa, no trabalho e dentro de você.

Está tudo bem até que você recebe uma mensagem. Um sms, um tweet, uma ligação.

Então tudo muda.

Algo se parte, abandona você. Alguém foi embora. Despediu-se e nunca mais voltou. Sumiu sem dar um adeus. Não houve tempo. Havia todo o tempo do mundo. Você já esperava. Não faz o menor sentido.

Eu li os dois livros de Emily Trunko publicados pela editora Seguinte há meses. Deveria ter escrito sobre eles, mas precisei evitá-los. Não pensar neles foi a forma mais fácil encontrada para não concordar com a mensagem que os dois passam. É doloroso, preciso e verdadeiro. Como diz o ditado popular, para morrer basta estar vivo. E como eu tenho aprendido com a vida, para viver é preciso matar coisas e episódios para continuar, de fato, vivo.

A história desses dois livros é a seguinte: Emily criou um tumblr e passou a publicar anonimamente alguns desabafos de pessoas anônimas. Mensagens que nunca foram enviadas aos destinatários por algum motivo e as últimas mensagens trocadas com alguém que já importou muito na vida dessas pessoas. A questão é que tudo ganhou proporções tão gigantes que não coube na internet, precisou ganhar uma versão física e rodar o mundo em formato de livro.

Eu não quero mais te amar. Tenho medo que você morra nos meus braços. Desculpa.

Em Últimas Mensagens Recebidas eu chorei, precisei fazer pausas durante a leitura e achei todo o contexto muito sombrio. Li sobre relacionamentos abusivos, mortes esperadas, mortes inesperadas, estupro, suicídio, amizades e família. Li sobre saudade, sobre pessoas que nunca chegaram ao trabalho e amor. Dá para imaginar a infinidade de coisas que podem acontecer agora mesmo enquanto você lê esse texto? Coisas que podem te impedir de realizar sonhos, construir uma família ou tomar o próximo banho. Coisas que podem te excluir do mundo ou da vida de alguém.

Eu nunca te quis mesmo. Tentei me matar três vezes enquanto estava grávida de você.

Ao mesmo tempo em que senti uma vontade irrefreável de dizer te amo a todos que importam para mim, afinal o sentimento que permeia todo o livro é algo do tipo “viva intensamente cada segundo, pois a qualquer momento seu fim pode chegar”, fiquei pensando o quanto essa leitura faria bem ou mal para outras pessoas. Ele é cru, duro e frio.

A- Feliz 2016.

B -Sem você.

É como se todas essas mensagens mostrassem o impacto que causaram em quem as recebeu e prevenissem: não seja assim também. Não seja ruim, não seja estúpido ou egoísta. Ou será que elas dizem: ei, você não está só. Por todo o mundo existem pessoas enfrentando problemas e muitos deles são parecidos com o seu. Existe um amanhã, existe uma saída. 

Eu achava que você era melhor que isso.

Já em Cartas Secretas Jamais Enviadas, a autora reuniu declarações e revelações que as pessoas temeram entregar aos destinatários. O mais triste é perceber que o impacto dessas mensagens poderia ter mudado a vida de todos os envolvidos para sempre. Fica aqui mais uma lição, certo?

Eu recomendo a leitura de ambas as obras por motivos humanos, mas reforço a necessidade das pausas quando for preciso. Nada é muito fácil de ser digerido aqui.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário