Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

“A Caça” traz texto fluído, mas não empolga como livro de suspense

Publicado em 15 set, 2019

A Caça – M.A. Bennett
ISBN-10: 8580419301
Ano: 2019 / Páginas: 240
Editora: Arqueiro
Classificação:  

O ano letivo começou e Greer ­MacDonald está se esforçando ao máximo para se adaptar ao colégio interno onde ela entrou como bolsista. O problema é que a STAGS, além de ser a escola mais antiga e tradicional da Inglaterra, é repleta de alunos ricos e privilegiados – tudo o que Greer não é. Para sua grande surpresa, um dia Greer recebe um cartão misterioso com apenas três palavras: “caça tiro pesca”. Trata-se de um convite para passar o feriado na propriedade de Henry de Warlencourt, o garoto mais bonito e popular do colégio… e líder dos medievais, o grupo de alunos que dita as regras. Greer se junta ao clã de Henry e a outros colegas escolhidos para o evento, mas esse conto de fadas não vai terminar da maneira que ela imagina.

 

Se eu tivesse lido “A Caça” aos 17 anos teria achado essa história um máximo. Porém, a experiência de leitura aconteceu aos 24 anos, então o contexto é bem diferente. Não ouvi comentários positivos de ninguém quando disse que a obra de M.A. Bennett seria minha próxima leitura. Terminei as 236 páginas da obra com um misto de sentimentos – houve a curiosidade nos primeiros capítulos, a decepção no meio do livro, o tédio pela não reviravolta das coisas, a volta da esperança nos capítulos finais e uma surpresa no desfecho – essa resenha não é de todo negativa porque as últimas páginas me deram uma nova perspectiva sobre tudo.

A verdade é que o livro não entrega o que todo o marketing vende, mas poderia ser vendido de um jeito menos alucinante. Se é que alucinante é a palavra correta, mas é o que eu esperava a partir de frases como “Um fim de semana mortal” e “Uma Agatha Crhistie para adolescentes modernos”. Não é de todo ruim, visto que se trata de uma série. Mas acho que, sendo uma pessoa já calejada de histórias médias, ando evitando livros que não me ganham no primeiro volume.

1- Greer MacDonald é uma protagonista ok. Ela não surpreende, não decepciona, apenas segue o fluxo da história. Em “A Caça”, ela é uma adolescente que acaba em uma escola interna, católica e voltada para famílias ricas vistas como superiores. Com um pai que trabalha viajando pelo mundo, ela se vê sozinha em um pequeno grande problema. Nessa escola aristocrata chamada STAGS, é proibido o uso de celular e a tecnologia é vista como algo negativo. Há uma crítica bacana sobre isso, mas é algo tão raso que parece um trabalho de ensino fundamental. Não há uma reflexão de fato. O livro é narrado em primeira pessoa por Greer.

2- Os personagens poderiam ser ferozes, mas não são. Os chamados medievais são quem comandam a escola. São meninos de casacos novos, peles de pêssego e influência oriunda de outras gerações – os avós que levaram os pais que matricularam os filhos. A questão status direciona a história de um jeito bacana. Nsse ponto o trabalho foi bem feito, o cenário onde tudo acontece é perfeitamente imaginável.

Quando um feriado se aproxima, uma antiga tradição vem à tona: o feriado em Longcross, residência de Henry de Walencourt, o chefe desses medievais. Trata-se de um evento muito exclusivo, em que os convidados do jovem passam um fim de semana praticando caça, tiro e pesca. O livro é dividido em três partes, uma para cada prática esportiva.

3-  Ser convidado para esse fim de semana na propriedade vasta, afastada e riquíssima do Henry te coloca em um novo patamar. De garota excluída à parte de um clube privilegiado. Greer acaba indo por todo o contexto, mas a decisão não poderia ser a mais errada. Coisas estranhas começam a acontecer a cada saída dos jovens para os esportes e não consigo descrever a minha expectativa para que a autora tivesse entregado coisas geniais aqui. Infelizmente nada muito empolgante acontece e tudo é muito previsível. Os perigos, o real objetivo desse fim de semana e toda a história por trás desses meninos ricos e de personalidades instáveis. As intenções ficam claras na primeira noite na propriedade.

4- Eu sei que o livro é voltado para o público juvenil, e por isso mesmo me irrita o fato da autora ter inserido tantas referências ao cinema em seu texto. Tudo bem citar filmes, mas é realmente necessário contar o final deles? Há spoilers até de produções mais recentes. Achei tedioso.

5- É uma história cinematográfica. Sem dúvida alguma. Tudo isso no cinema teria outro tom, outra visão e timing. O desfecho, além de deixar muitas brechas e possibilidades para uma sequência, é o tipo de final que faz qualquer um sair do cinema levemente surpreendido. Eu adorei o que a autora fez e gostaria de ter encontrado mais coisas do tipo durante a narrativa.

Não classifico a história como ruim porque a experiência no geral foi leve. O texto é fluído, entrega acontecimentos relevantes de um jeito bem pontual que me fez investir na leitura até o seu fim. Recomendo de olhos fechados para o público mais jovem que não tem muitas referências do gênero – e, definitivamente, não tem nada de Agatha Christie.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário