Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

Luiz Antonio de Assis escreveu um livro sobre como escrever livros. E é genial!

Publicado em 02 jul, 2019

Escrever ficção – Luiz Antônio de Assis Brasil
ISBN-10: 8535932070
Ano: 2019
Páginas: 416
Editora: Companhia das Letras
Classificação: 

O criador da mais célebre oficina de escrita literária no Brasil transformou em livro o curso que formou muitos dos grandes escritores brasileiros contemporâneos. “Este é um livro imaginado para auxiliar quem deseja escrever textos de ficção.” O escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil registrou aqui sua experiência ao longo de 34 anos ininterruptos de trabalho com a Oficina de Criação Literária da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e também no programa de pós-graduação em escrita criativa na mesma universidade. Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, ele apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Avesso a fórmulas, Assis ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem ser se tornar autor de ficção ― e são essas obras as grandes referências de seus cursos e deste manual indispensável, que contou com a colaboração do escritor e ex-aluno Luís Roberto Amabile.

 

Livro sobre escrita são direcionados para quem quer começar a escrever ou para quem já é escritor e deseja estudar mais sobre assuntos relacionados. Tende a ter termos específicos, o que é normal em se tratando de um livro técnico, e são fáceis de desconcentrar — outra característica de textos do gênero, o que faz com que um livro que seria lido em um mês, passe para seis. 

Também costumam ser cheios de referências a grandes escritores, o que causa um certo medo por parte de quem lê e quer enveredar pelo ofício de escrever, porque logo a gente quer se comparar a esse pessoal e isso simplesmente é ridículo, não concordam? Os caras estão nisso há anos! Então talvez começar por eles não seja uma dose de ânimo necessária. 

O que quero dizer com isso tudo? Que a falta da maioria desses elementos acima no livro Escrever Ficção faz com que ele seja muito mais acessível, de maneira geral, e que converse com o leitor apropriadamente sem causar medo. Ele de fato ajuda a manter o foco e fazer o novo escritor se sentir maior diante das dificuldades sem comparar com ninguém. 

Aqui, Assis fala sobre as experiências que trocou com os alunos ao longo de 34 anos ensinando pessoas a escrever. Então vamos ler sobre jovens, exatamente como nós, cheios de inseguranças e medos acerca de sua escrita, e não sobre grandes nomes da literatura, o que gera mais insegurança do que as aplaca. 

De um jeito leve e fluido, o autor faz questionamentos importantes acerca de pontos fundamentais na construção de uma história. Personagens verossímeis, enredo, estrutura, tempo, espaço… São só alguns dos pontos que ele toca aqui. Todos essenciais, ao meu ver. A base do “ser escritor”. 

Discordei dele em alguns pontos, mas isso é comum entre pessoas que trabalham com o mesmo produto. Por exemplo, ele levanta o questionamento de se o personagem tem vida própria e vai se escrevendo, ou se temos total controle sobre ele. Fala sobre a divergência de opiniões de quem escreve acerca disso. Eu sou do ponto que sim, em algum momento eles passam a se escrever sozinhos. Ainda somos o condutor de suas histórias, mas eles começam a ganhar um vida que sai um pouco do controle de nossas mãos em relação ao livre arbítrio dos mesmos. Poderia passar horas aqui falando sobre isso, mas vamos nos ater ao fato principal, ok? 

Mesmo discordando do autor com alguns pontos específicos, de modo geral o livro conversou muito com minhas ideias. Escrever é uma arte da experimentação, e você só vai saber se aquilo funcionará para ti quando começar a trabalhar com ela e senti-la se moldar a você. 

Com certeza um dos melhores livros sobre a arte de escrever. Recomendadíssimo!

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário