Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[RESENHA] Deixe-me em paz – Murong Xuecun

Publicado em 05 jun, 2014

Deixe-me em paz – Murong Xuecun
Editora: Geração
ISBN: 9788581301884
Ano: 2014
Páginas: 320
Classificação: 
Página do livro no Skoob / Compre!

Estamos em Chengdu, a quinta metrópole mais populosa da China moderna. Nessa cidade de contrastes vive Chen Zong, um gerente de vendas ambicioso que passa por uma crise – a mulher que ama está prestes a deixá-lo; na empresa há uma conspiração para arruiná-lo; e uma dívida alta ameaça levá-lo para a prisão. Para salvar se, ele arma um plano para virar o jogo e, de quebra, ganhar muito dinheiro.

Resenha:
O que despertou em mim o interesse para ler Deixe-me em paz foi o fato do livro ter sido inicialmente publicado na internet devido a censura do governo chinês. Admito que durante a leitura não fiquei perplexo ou surpreso com as atitudes e temas abordados na narrativa, na verdade só fui perceber o quão ousada e polêmica é toda a atmosfera da estória ao escrever essa resenha e refletir sobre determinados aspectos.

Se fosse resumir o livro em uma única palavra, ela seria: turbulência. Chengdu serve de cenário para a trama, uma cidade no sudoeste da China com mais de 4 milhões de habitantes, e nessa massa gigante e violenta onde a prostituição é de fácil acesso e funciona quase como um turismo, temos Chen Zong, o protagonista mais egoísta de todos os tempos. Chen sempre foi descuidado e nunca soube dizer o quanto havia de dinheiro em seus próprios bolsos. Ele nunca se importou em gastar suas economias com bebidas e vídeos pornôs. Sabe aquele personagem que só ama a si mesmo e sente-se superior por ser mais inteligente que a maioria? Disposto a jogar tudo para o alto por simples e passageiros momentos de prazer, ele se considera um cafajeste nato e não tem problemas com isso.

Detalhe: ele é casado. Zhao Yue é aquele estereótipo de personagem frágil que se apaixona pelo primeiro homem que se mostra certo e acolhedor. Boa parte da trama é gasta em desmentir tudo de bom que construímos sobre ela e o próprio Chen. A verdade é que a carne é fraca, o diabo atenta e fica difícil julgar essa relação. A única certeza é: Zhao, apesar de tudo, merece ser feliz com alguém que se preocupe com coisas além de um corpo nu, e não traia a esposa com a namorada do melhor amigo. Zhan cogita o suicídio diante tanto desprezo do marido. É odiável esse homem! E delicioso ler as reviravoltas da trama.

“Atirando-se em meus braços, ela chorou até desidratar.
– Então, por que você me deixou no hospital para fazer sexo com outra mulher?” Trecho da página 150.

Dividindo espaço com o drama polêmico familiar de Chen e Zhao, temos nosso protagonista disposto a segurar o céu se ele ousar cair em algum momento. Após um colega de trabalho ser promovido e passar a ser seu chefe, Chen veste uma armadura de inveja e disputa. Uma série de conspirações irão se erguer e ele fará o possível para se manter no trabalho e subir na carreira. A ambição construiu as paredes da empresa e não tardará a ruir qualquer um que fraquejar. Sabe o que é mais gritante? Desde os primeiros capítulos o leitor percebe que Chen está destruindo sua vida da pior maneira possível, a narrativa caminha para esse ponto exato: como será o fim de Chen? Ele afirma, e é verdade, que já ganhara milhões e milhões para a empresa, mas conta nos dedos e deposita em uma sacola tudo aquilo que conquistou em sua vida. É visível que as perdas foram mais significativas…

Narrado em primeira pessoa por Chen, a estória passeia por todas as épocas da vida de nosso protagonista, desde os tempos de universitário até o desfecho previsível para um leitor atento. Repleto de personagens peculiares e tão importantes quanto Chen, o enrendo é uma turbulência de acontecimentos perigosos, sexuais, corruptos e, claro, polêmicos. Joguinhos de vingança e drogas não desbancam a visibilidade que a prostituição ganha nesse livro. Sério! A leitura não é recomendada para menores por mais que não seja um livro erótico. É uma leitura puramente para o entretenimento e serviu ao propósito.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário