Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

11 motivos para ler “A Espada do Destino”, de Andrzej Sapkowski

Publicado em 21 maio, 2019

A Espada do Destino – Andrzej Sapkowski
ISBN-13: 9788578275563
Ano: 2012 / Páginas: 380
Editora: WMF Martins Fontes
Classificação: 

Geralt de Rívia é um bruxo. Um feiticeiro cheio de astúcia. Um matador impiedoso. Um assassino de sangue-frio, treinado desde a infância para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos os que parecem anjos são bons.

 

1 – É preciso dizer que “A Espada do Destino” segue o mesmo formato de “O Último Desejo”, livro que antecede este e dá início a saga de Geralt de Rívia. O livro não conta apenas uma história. Não existe uma problemática inicial que se desenvolve no livro até o seu desfecho nas últimas páginas. Essa obra reúne vários contos e em cada um deles Geralt está enfrentando um desafio, seja ele problema seu ou não.

2 – Geralt é definido como um bruxo-mutante. Um homem rejeitado pela mãe e exposto a várias experiências alquímicas e experimentais enquanto ainda criança. Todos os poderes que ele conquistou com essas sessões de tortura o tornaram uma espécie de lenda imortal. Ele é muito poderoso, respeitado e procurado para missões que só alguém frio e calculista poderia ter sucesso. A grande questão é que ele não é frio, nem calculista e essa é sua maior dor.

4 – Existe um código de ética que ele segue à risca. Algo pessoal que o permite não se transformar em um monstro semelhante aos que ele é pago para matar. Na verdade, nesse segundo livro um dos contos aborda o grande amor da vida de Geralt. Yennefer é uma das personagens mais importantes dessa saga, uma feiticeira poderosa e livre, cujo maior sonho é ser mãe. Geralt, por ser fruto do mal e do perigo, não consegue proporcionar isso a nenhuma mulher. Na realidade, por mais que ele sinta afeição, ele não sente de verdade. Não há espaço no coração de pedra do bruxo para algo tão humano quanto a paixão.

5 – Ao mesmo tempo em que ele possui dons mágicos inacreditáveis e fantásticos, pouco vemos usá-lo durante sua caminhada sem fim. Suas espadas são as únicas armas que faz questão de usar e as usa muito bem. Geralt é perspicaz, sóbrio e veloz. Um personagem construído para qualquer leitor se envolver e torcer.

6 – A parte mais gostosa dessa leitura é o mergulho no folclore eslavo. Andrzej Sapkowski é uma sumidade polonesa, um dos autores mais premiados do país, e seu talento para abraçar toda a cultura local nessa fantasia é realmente incrível. Temos sereias, anões, elfos, dragões e tudo que se possa imaginar dos livros de fantasia, com uma pitada extra até. Questionei a mim mesmo diversas vezes se aqueles seres não são criações únicas e originais do Sapkowski – e sim, algumas criaturas saíram especialmente de sua cabeça.

7 – A delícia de perceber que o autor desconstrói preconceitos e ideias generalizadas também se faz presente. Fantasia é um gênero que se encaixa muito nessa proposta e o autor faz isso com maestria. Um dos contos apresenta um embate secular entre um povo mágico e recluso que vive na floresta e um reino que cobiça o extermínio dessa comunidade para fins comerciais. É tão próximo de discussões atuais presentes na própria sociedade brasileira que eu fico até assustado em constatar que o ser humano é egoísta por natureza e só os endereços se alteram.

Então escutem, e escutem atentamente. Ali, diante de nós, está sentado um dragão dourado. Uma lenda viva e, talvez, o último exemplar de sua espécie que conseguiu escapar da sanha assassina de vocês. Uma lenda não pode ser morta.

8 – Se os dois primeiros livros da série são apenas de contos, isso quer dizer que posso começar a leitura do livro 3? Não. Apesar de não haver uma linearidade entre esses primeiros volumes, o próximo livro dá início, de fato, a uma história única como estamos acostumados. Um romance. A maioria dos personagens apresentados nesses recortes de agora estarão presentes em “O Sangue dos Elfos”. Vale seguir a risca a ordem das publicações.

9 – Apesar de existir sempre um monstro a ser destruído, o foco dessa coletânea de contos não é bem os combates. Nem tudo gira em torno do sangue derramado. Há um redirecionamento nesse volume para algo mais dramático, reflexivo e pessoal. O bruxo e todos ao seu redor estão pensativos e acabam esbarrando em dilemas existenciais bem profundos. A narrativa não se arrasta ou perde o ritmo por causa disso, pelo contrário, o equilíbrio desses aspectos faz a trama ser sinônimo de páginas viradas cada vez mais rápido.

10 -Jaskier o bardo mais famoso dos quatro reinos é, sem dúvida alguma, a cereja do bolo de tudo que Sapkowski inventou. Sabe aquele personagem engraçado, importante e genial que a gente espera sempre que ele apareça? Ele aparece em vários contos e deixa tudo mais gostoso de acompanhar. Jaskier é um poeta, um escritor de baladas que encanta a todos com sua voz. Ele percorre os reinos atrás de aventuras que rendam canções intrigantes. É inevitável que ele esbarre com Geralt em várias ocasiões, afinal, onde há risco de morte, há a necessidade de um bruxo por perto.

Antes dos alvorecer, um faminto e furioso lobisomem aproximou-se do acampamento, porém, ao ver que era Jaskier, ficou escutando seu canto por certo tempo e depois se foi.

11 – Dragões raros sendo caçados, um amor mortal ocupando o tempo imortal de Geralt, uma delicada luta contra monstros marítimos e até seres capazes de se transformar em qualquer um para sobreviverem num cenário excludente. O universo fantástico aqui se mostra da melhor forma: em florestas sombrias, vilarejos reclusos, vales escondidos e ruelas secretas. Não há limites para a discussão central dos últimos dois contos, que são, de longe, os que mais entregam algo sobre o que vem por aí: é possível ir contra o seu próprio destino? Quando se sabe o que ele reservou para você, é saudável confrontá-lo? Encontros inesperados, missões das mais distintas origens e diálogos afiados. O texto em terceira pessoa entrega um panorama geral e amplo de tudo que acontece, ao mesmo tempo em que sabemos exatamente o que Geralt sente e pensa.

12 – Leitura mais que recomendada!

Nunca houve uma guerra como essa – falou o bardo, em tom grave. – As tropas de Nilfgaard deixam para trás de si terras queimadas e cadáveres. Campos inteiros repletos de cadáveres. Essa é uma guerra de extermínio, de extermínio total. Nilfgaard contra todos. As cueldades…

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário