Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

Odyr Bernardi é o brasileiro responsável pela 1ª versão HQ de A Revolução dos Bichos

Publicado em 19 ago, 2018

O clássico A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vai ganhar versão em HQ pela Companhia das Letras. Já em pré-venda e com lançamento previsto para 28 de setembro, o livro lançado pela primeira vez em 1945 terá ilustrações assinadas por um brasileiro: o gaúcho Odyr Bernardi. Trata-se da primeira vez que a obra é adaptada para os quadrinhos e o feito chamou atenção da Penguin Random House EspanhaHoughton Mifflin Harcourt – que já compraram os direitos de publicação. Ou seja, vai ter trabalho brasileiro na Itália e Estados Unidos, sim!

Confira capa e sinopse abaixo.

A Revolução dos Bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

 

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

 

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário