Últimas Notícias

News
Recentes

Carol Teles lança “Constelação de Gritos Mudos”, seu novo livro!

News
Recentes

Com xilogravuras de Luís Matuto, livro faz releitura da história de Zumbi dos Palmares

News
Recentes

Guilermo del Toro e Cornelia Funke lançam livro de “O Labirinto do Fauno”

Livraria Martins Fontes

Odyr Bernardi é o brasileiro responsável pela 1ª versão HQ de A Revolução dos Bichos

Publicado em 19 ago, 2018

O clássico A Revolução dos Bichos, de George Orwell, vai ganhar versão em HQ pela Companhia das Letras. Já em pré-venda e com lançamento previsto para 28 de setembro, o livro lançado pela primeira vez em 1945 terá ilustrações assinadas por um brasileiro: o gaúcho Odyr Bernardi. Trata-se da primeira vez que a obra é adaptada para os quadrinhos e o feito chamou atenção da Penguin Random House EspanhaHoughton Mifflin Harcourt – que já compraram os direitos de publicação. Ou seja, vai ter trabalho brasileiro na Itália e Estados Unidos, sim!

Confira capa e sinopse abaixo.

A Revolução dos Bichos é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.

 

De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos – expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História – mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.

 

Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário