Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] O Terror das Terras do Sul – Caroline Carlson

Publicado em 31 jul, 2015

O Terror das Terras do Sul – Caroline Carlson
ISBN-10: 8565765490
Ano: 2014

Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Seguinte
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Em ‘O tesouro da Encantadora’, Hilary viveu grandes peripécias em alto – mar até encontrar o maior tesouro do reino, desaparecido havia muito tempo, e sua dona, a Encantadora das Terras do Norte. Como recompensa, recebeu um certificado de filiação à ‘Quase Honrosa Liga de Piratas’ e o título de ‘Terror das Terras do Sul’. Neste novo volume da série, a Encantadora voltou ao seu posto, e Hilary acompanha a redistribuição dos objetos mágicos pelo reino. Mas o presidente da QHLP não está satisfeito – Hilary precisa se envolver numa atividade verdadeiramente pirática logo, como matar um monstro marinho ou derrotar um líder pirata num duelo, senão perderá seu título – e sua filiação à Liga. Antes que consiga recuperar sua reputação, a garota fica chocada ao descobrir que a Encantadora foi sequestrada. Contrariando as ordens do presidente da Liga, Hilary se junta à gárgula e a seus amigos para investigar o caso, ainda que resgatar Encantadoras não esteja na lista de atividades próprias a um pirata.

Resenha:
Realmente não tenho problema algum com história infantis quando bem escritas. Tempos atrás, na resenha de O Tesouro da Encantadora, primeiro livro da série, já confidenciei meu amor pela escrita da Caroline Carlson. Na segunda aventura da srta. Westfield, aliás, perdão, da pirata Westfield, a autora manteve todos os elementos que me fizeram amar esse mundo mágico. Personagens divertidos, aventuras em alto mar e umas lições de moral que sempre caem bem em qualquer história.

Se a problemática anterior foi construída em torno do desaparecimento bicentenário da Encantadora, a nova missão é praticamente a mesma porém dificultada. A moça resolveu estender um pouco mais essas férias e sumiu outra vez. Na verdade tudo indica que ela foi sequestrada. Já viu, né? Tudo está um caos. Sem ninguém para fiscalizar o uso de magia em Augusta os índices de abuso estão elevadíssimos. Algumas pistas deixadas para trás apontam o pirata Jack Bala de Canhão como um suspeito. Hilary, que agora atende como o Terror das Terras do Sul, está disposta a provar que isso não é verdade. A Encantadora era uma amiga e nossa corajosa pirata decide cuidar pessoalmente das investigações – que já estão sob responsabilidade dos inspetores oficiais da rainha, então preparem-se para vários momentos de entraves entre eles.

Hilary não está sozinha. Com Jasper navegando pelo reino para distribuir igualmente todo o tesouro encontrado no livro anterior, nossa protagonista vai precisar fazer as vezes de capitã do barco nessa aventura. A Gárgula, que agora cita suas memórias para Hilary escrevê-las para uma futura publicação, continua sendo o mascote feroz, fofo e sem noção da trama. Claire, única amiga que Hilary fez na Escola de Aprimoramento da Senhorita Pimm para Damas Delicadas se destaca e rouba a cena em vários momentos. Ela não é apenas anáguas e bons modos, não. É também espada, bravura e ousadia. Charlie não fede nem cheira mas se faz presente quando necessário. A diagramação continua sendo um dos pontos mais fortes. Figuras ilustram o início de cada capítulos, assim como todas as cartas e relatórios trocados e folhetins e advertências publicados.

Um pequeno spoiler para quem não leu o volume um, mas que é inteiramente necessário de se comentar é a relação de Hilary com o pai. Ela colocou o pai nas masmorras pelo crime que cometeu e essa situação causa um certo mal estar. Compreensível, né? Ela fez o certo, mas família é família. O feito, que a coroou como o Terror das Terras do Sul, foi visto como uma típica atitude de um pirata. Mas parece que o passado não importa tanto e ela precisa entrar na linha. O capitão Dentenegro, líder da Quase Honrosa Liga de Piratas está em seu encalço. Advertências de comportamento antipirático estão sendo emitidas e Hilary tem que ser menos boazinha e comportada. Um pirata que se preze não sai em uma missão para salvar a Encantadora…

Apesar de toda a magia que habita as páginas do livro, os personagens possuem inseguranças e medos reais. Identificáveis e que instigam um debate interessante entre o certo e o errado. É aquele livro que serve como distração para os mais velhos e aprendizado para os mais novos. Vale a leitura.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário