Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Star Wars: Herdeiro do Império – Timothy Zahn

Publicado em 15 jun, 2015

Star Wars: Herdeiro do Império – Timothy Zahn
O primeiro volume da consagrada trilogia Thrawn

ISBN-10: 8576571986
Ano: 2014
Páginas: 472
Editora: Aleph

Classificação: 
Página do livro no Skoob

Luke, Han e Leia enfrentam uma nova ameaça. Cinco anos após a destruição da Estrela da Morte, a ainda frágil República luta para restabelecer o controle político e curar as feridas deixadas pela guerra que assolou a galáxia. O Império, porém, parece não ter morrido com Darth Vader e o imperador. Habitando os confins da galáxia, o grão-almirante Thrawn, gênio militar por trás de diversas ações imperiais, ainda luta para reconquistar o poder perdido. A bordo do destroier estelar Quimera, ele descobre segredos que lhe darão a chance de destruir definitivamente o que restou da Aliança Rebelde, para assim retomar o domínio da galáxia e controlar os últimos dos Jedis. Herdeiro do Império é considerado um dos mais importantes marcos do universo expandido de STAR WARS. Desde seu lançamento, tem sido aceito pelos fãs da franquia como a verdadeira continuação da trilogia original. Além disso, a obra foi usada como base criativa para vários outros produtos da série, incluindo elementos de jogos, filmes e animações.

Resenha por Carol Teles:
Vou logo dizendo que sou altamente suspeita para falar de qualquer coisa que use como pano de fundo o universo incrível de Star Wars. Cresci vendo os filmes, e não tem uma única vez que escute a música de abertura e não comece a chorar. Em resumo, sou uma manteiga derretida quando o assunto é esse. Contudo exatamente pelo mesmo motivo também sou altamente crítica acerca dos detalhes que o envolve. De fato comecei a leitura bastante empolgada, mas tentando não colocar todas as minhas altas expectativas nela. A queda poderia ser horrível, e não queria me decepcionar com nada relacionado a Guerra nas Estrelas, principalmente os tão esperados livros que a editora Aleph está fazendo a graça de lançar para os fãs. E essa é a primeira coisa da qual falarei aqui: A diagramação.

Todo mundo que conhece a Aleph sabe que os livros que ela publica são de fazer chorar. E nem sempre pela história em si, mas pelo carinho com o qual eles trabalham a parte visual do material. Mesmo que não seja uma edição de luxo, o leitor sente que é. São livros lindos esteticamente, e isso é um super ponto a favor da editora e de suas publicações. Confesso que eles ganharam meu coração quando começaram a publicar os livros de Star Wars, mas até ai eu estava controlada porque não podia comprá-los e nunca tinha tido acesso manual aos benditos. Quando Felipe me convidou para resenhar os livros da série para Oh My Dog foi que pirei de vez. Até a textura das folhas são incríveis! Ou seja, se você é um fanático por Guerra nas Estrelas, mas não curte a leitura, vale a pena ter esses livros na estante como item de colecionador apaixonado. Ok, mas vamos falar do que achei da história.

Jamais achei que fosse capaz alguém captar o clima de Star Wars para as folhas de papel. No cinema a coisa é frenética e as batalhas no espaço enchem os olhos. E não é que funcionou no livro também? E muito! A história se passa cinco anos depois do Retorno de Jedi. O Império caiu junto com Vader e a Republica ainda tenta juntar os cacos dos acontecimentos anteriores. Leia está esperando gêmeos e já começou sua trajetória para se tornar uma Jedi, como o irmão. Ela e Han se casaram e vivem inteiramente na política. Quem diria que Han Solo procuraria responsabilidades, não é? Pois é! Só que para ter uma história, precisamos de um vilão. E tanto temos um vilão político como um vilão com a Força, como aconteceu com as seis histórias anteriores de Star Wars no cimema. Na verdade a estrutura de enredo é muito semelhante a do cinema. Ou seja, o livro é cinematográfico em cada página. Não tinha como ser diferente de um livro que partiu da ideia de uma série de filmes.

A narrativa é em terceira pessoa e acompanha pontos de vista diversos. Vamos de Han, Leia e Luke a Mara, Lando, Kaarde e Thrawn, um dos vilões de raciocínio mais ligeiro que já vi em livros. Sério, o pessoal da República esquematizava um plano impenetrável e em menos de três minutos o cara já tinha sacado qual era a ideia. Dava raiva e uma vontade descontrolada de rir. Chegava a ser absurdo o quanto ele era bom naquilo. De início eu sofri um pouco para pegar ritmo. A pessoa acostumada com a velocidade dos filmes sofre em acompanhar isso em um livro. Sem contar a quantidade de nomes estranhos de pessoas, lugares, naves, peças e as tantas coisas que eles diziam no cinema e que não prestávamos atenção. Nomes científicos para ações em naves no espaço e que não entendia patavina. Por isso é difícil pegar ritmo, mas depois que se pega o leitor vai embora na leitura. Mesmo sem saber exatamente o que é um Hiperdrive.

Temos de tudo nesse livro. Intriga política, batalhas, fugas, traições, novas amizades e os lugares mais belos que se imaginar do espaço. Conhecemos novos mundos e revisitamos antigos. É maravilhoso poder voltar a esse universo com novas histórias e saber o que se passou com Luke, Leia e Han depois da morte de Vader. Já deu para perceber que a vida deles não ficou nada fácil. Prova de que histórias não acabam quando fechamos os livros. Esse é o primeiro volume da Trilogia Thrawn. Ele termina numa pegada que a pessoa fica desesperada pelo próximo. Não tem um final, entende? É exatamente como os filmes. Você fica esperando a continuação para ontem. Notícia boa é que a Aleph já lançou o segundo dessa série, então já dá para começar sem entrar em desespero.

Existem vários livros lançados de Star Wars, mas nem sempre escritos pelo mesmo autor ou que segue a mesma ponte de história. Quando forem comprar se liguem se estão comprando a continuação direta do que começaram a ler. Mas leiam todos porque vale a pena. A próxima resenha que vocês verão por aqui será a do livro do Kenobi. Aguardem. Que a força esteja com vocês!

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • […] Star Wars são feitas pela minha amiga, blogueira, escritora, mãe e maravilhosa Carol Teles (Leia aqui!). Logo, fica fácil deduzir que nunca li absolutamente nada sobre a saga. (Repassei essa […]