Últimas Notícias

News
Recentes

Carol Teles lança “Constelação de Gritos Mudos”, seu novo livro!

Alagoas
News
Recentes

Com xilogravuras de Luís Matuto, livro faz releitura da história de Zumbi dos Palmares

News
Recentes

Guilermo del Toro e Cornelia Funke lançam livro de “O Labirinto do Fauno”

Livraria Martins Fontes

[Resenha] A Grande Caçada – Dan Smith

Publicado em 10 maio, 2015

A Grande Caçada – Dan Smith
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765602
Ano: 2015
Páginas: 272
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Num vilarejo remoto na Finlândia, todos os garotos devem passar por um ritual de caça em seu 13º aniversário, simbolizando a entrada na vida adulta. Agora é a vez de Oskari enfrentar uma noite sozinho na floresta — um desafio bem assustador, considerando que o garoto não é muito forte e o arco de caça cerimonial é grande demais para o seu tamanho. Durante sua aventura, Oskari testemunha cenas estranhas pela floresta, como a queda de um avião. Tudo começa a fazer sentido quando ele encontra uma criatura estranha no meio dos escombros…

Resenha:
O cenário é uma floresta repleta de perigos, muitos deles desconhecidos. Nela, importantes missões se cruzarão resultando em algo explosivo e fatal. Terroristas, tentando dar um fim à vida de um dos homens mais importantes do mundo, e Oskari, um jovem que na véspera de seu aniversário de treze anos precisa provar a todos que conhece que já é um homem.

Trata-se de uma tradição do pequeno vilarejo onde nosso protagonista vive. O garoto ao completar tal idade deve adentrar a mata sozinho para completar uma missão. Sem a ajuda de ninguém e munido apenas de um arco centenário, ele precisa retornar com algo que prove seu valor. Cabeças de alce, cervos, faisões, coelhos. Cada animal representa uma virtude e há gerações a tarefa é realizada no lugar. Um dia e uma noite é todo o tempo que ele dispõe para caçar. Fracassar não é uma opção e voltar com as mãos vazias seria uma decepção pesada demais para carregar. O pai de Oskari é uma lenda. Em sua cerimônia retornara com a incrível cabeça de um urso. Feito nunca superado na aldeia. Percebem a pressão que Oskari enfrenta? Considerando que ele não possui muito talento e mal consegue erguer o arco tamanho peso, a floresta será uma aventura e tanto.

Não fossem suficientes os perigos naturais já presentes no local, uma explosão sinaliza a chegada de mais dificuldades. A cicatriz que se forma na floresta é um presságio dos males que passaram a habitar entre clareiras e campos. Homens perigosos e fortemente armados estão tramando algo. Homens que não deveriam estar ali. Quando Oskari presencia a morte de um dos moradores da aldeia sem poder fazer absolutamente nada para salvá-lo uma dúvida se instala: retornar para a segurança sem completar sua tarefa ou continuar e tentar descobrir o que se passa? Não seria covardia voltar atrás? A cápsula estranha encontrada pelo garoto entre as árvores é o primeiro sinal de que algo muito errado está acontecendo por ali. Dentro dela, o presidente dos Estados Unidos que acabara de sobreviver a um acidente de avião.

Enquanto aguarda as forças especiais para resgatá-lo, o presidente terá que confiar em Oskari para mantê-lo em segurança. Os homens munidos de rifles e submetralhadoras parecem estar envolvidos na queda do Air Force One, a mega aeronave projetada para resistir aos mais violentos ataques. Fica claro que alguém próximo ao homem o traiu. Houve uma sabotagem. Um plano muito maior está por trás disso tudo. Uma caçada se inicia. Ali, no meio do nada, o presidente é apenas mais um. Como qualquer outra pessoa anônima. Oskari, tão jovem e cheio de medos, demonstrará toda a sua força e coragem. Ele conhece a floresta como ninguém. É sua casa, seu lar e onde ele precisa sobreviver para não ser humilhado. Além de ser, ele precisa fazer com que todos o enxerguem como realmente é. Com unhas e dentes ele defenderá seu orgulho e descobrirá que sua caça pode muito bem não ser um animal qualquer. Sua presa é aquilo que a floresta lhe deu…

Decepções, sangue e provações. Poucos e bons personagens, cenário único e elementos interessantes inseridos no decorrer da narrativa. A Grande Caçada não é aquele livro que marcará a sua vida para sempre mas funciona perfeitamente como um passatempo agradável. Em poucas horas o terminei e quase não tenho pontos falhos para apontar. No máximo, uma previsibilidade causada pela sinopse presente no livro que entrega praticamente todo o desenrolar. Histórias simples podem ser contadas da forma mais emocionante possível. Admito que os últimos capítulos são muito bons. Toda a trama é descrita de forma cinematográfica, não é a toa que temos Samuel L. Jackson no elenco da versão para o cinema. Difícil foi acreditar que Oskari com apenas treze anos foi capaz de tantos atos heroicos. Não vejo a hora de ver tudo que imaginei na minha mente nas telonas.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário