Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Duas vezes na floresta escura – Caio Riter

Publicado em 17 nov, 2014

Duas vezes na floresta escura – Caio Riter
Editora: Gaivota
ISBN: 9788578481353
Ano: 2014
Páginas: 164
Classificação: 
Página do livro no Skoob / Compre!

Susana se sentia sozinha naquela cidade em que pouco havia para se fazer. Susana queria que a mãe retornasse, queria poder voltar para seu quarto, para sua escola, para sua amiga Clara. No entanto, sabia que isso ainda iria demorar. Todavia, aquela vida que, num primeiro momento, lhe pareceu insuportável, sofrida, foi se modificando. A garota conheceu a Bethânia, o Caetano, a Nicole. Conheceu também o César, um garoto estranho, que adorava espionar os outros. Até que uma tragédia se abateu sobre aquela cidade tão pacífica. E Susana e seus novos amigos estavam bem próximos dela. Deles, dependia a solução de um bárbaro crime.

Resenha:

Eu gosto quando uma história me pega pela mão e me conduz. Eu adoro sentar para ler alguns capítulos e não conseguir parar até ter chegado ao fim – do livro. Quando a tarde passa voando mas o tempo escorre sem pressa. Duas vezes na floresta foi assim mesmo. Delicioso. Quando a gente é jovem muitas das coisas que nos acontecem são moldadas por decisões tomadas por nossos pais. Consequências de escolhas que não fizemos. Suzana acaba de se mudar para uma cidade um tanto que isolada. Seu pai foi transferido no trabalho e apesar do lugar ser pacato e distante da capital, as recompensas prometem fazer valer a pena todo o esforço. É o que o pai de Susana acredita e ela tenta fazer o mesmo.

Sem internet, sinal de telefone, cinema ou livraria para se distrair, a nossa protagonista vive um momento introspectivo e de reflexões. A floresta que circunda a cidade, tão próxima da casa onde, agora, mora, de alguma forma a atrai. Mal sabe ela que entre aquelas árvores uma reviravolta à espera em um futuro não tão distante. Ela sente falta da antiga rotina e, principalmente, de Clara, sua melhor amiga. A mãe, que está fora do país, fazendo um doutorado sobre o grande Machado de Assis, é um constante alvo de seus pensamentos. Susana não gostaria de ver a mãe infeliz, ou que ela desistisse de um sonho, mas será que desejar que ela nunca tivesse viajado era egoísmo demais? Ela também tem medo dos pais acabarem se separando. E o amor? Será que ele seria capaz de enfrentar três anos de distancia? A gerente do banco onde o pai de Susana trabalha parece estar presente demais. Interessada demais…

A trama, que é dividida em duas partes, está repleta de notas de rodapé que se conectam com a história. São informações não tão avulsas assim sobre um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos… Como uma forma de se conectar a mãe, e entender essa paixão, Susana passa a conhecer a obra de Machado de Assis mais a fundo. Poderia ser chato ou cansativo, mas não, é extremamente dinâmico e enriquecedor. São observações inteligentes e que se completam com o que acontece no enredo.

Susana acaba fazendo novas amizades, mas, claro, tendo consciência de que Clara jamais poderá ser substituída. Bethânia se mostra como alguém que estaria ali por Susana. Alguém que a entende. O encantador Caetano desperta coisas boas em nossa protagonista. É bonito de acompanhar mesmo que não seja o foco da história. Ainda no time de personagens temos Cesar. O observador Cesar. Misterioso e dono de comportamentos estranhos, ele parece sempre á espreita. Anotando tudo em sua caderneta, transparecendo felicidade ao se deparar com a angústia alheia.

A primeira parte da história é sobre relacionamentos, sobre adaptar-se e perceber que dá pra ser feliz em qualquer lugar. Não muito, não de forma fácil, às vezes nem dá, é difícil. Vale a pena tentar. Já a segunda parte é sobre um crime. É uma aventura. Um assassinato choca a cidadezinha e Susana e os amigos estão envolvidos. No centro de tudo isso. Sabe o melhor? Eles têm grandes chances de desvendar tudo.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário