Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Desafio – C.J. Redwine

Publicado em 07 ago, 2014

Desafio – C.J. Redwine

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634395
Ano: 2014
Páginas: 368

Classificação: 

No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Resenha:
Não é novidade alguma que uma capa bonita deixa qualquer leitor curioso, certo? Mas todos concordamos que pouco importa a beleza de uma capa se o conteúdo não for suficientemente bom. Desafio é uma combinação feliz de diagramação e enrendo fantásticos!

A cidade de Baaldoben é cercada por muralhas que a protegem de uma fera indomável. Um monstro que vive nas Terras Ermas que circundam a cidade. Há 50 anos uma série de ataques quase reduzira toda a cidade a pó. Se não fosse pela liderança do Comandante os sobreviventes estariam mortos ou vivendo sobre ruínas. Sem organização ou segurança. Sem esperança. Por algum motivo desconhecido o Comandante cultiva uma influência sob a fera capaz de inibi-la das localidades de Baaldoben. Resumidamente o Comandante é sinônimo de lei e a subordinação à suas regras é garantia de segurança. Ou quase isso.

Jared Adams sempre foi conhecido como o melhor homem do Comandante, ele cultivava uma fama de exímio mensageiro e rastreador até ser considerado morto por não retornar de uma tarefa que lhe fora dada no exterior da Muralha. Sua filha Rachel acredita que algo acontecera ao pai, algo ruim mas não necessariamente algo fatal. Ela está disposta a burlar todas as regras possíveis e fugir para as Terras Ermas, ir de encontro ao pai e descobrir o que realmente acontecera. Quando Logan McEntire, o aprendiz de Jared é nomeado Protetor de Rachel até o Dia da Toma, a situação fica mais complicada do que o esperado. O Dia da Toma é quando as garotas atingem uma idade estimada para se apresentarem aos homens solteiros da cidade. Para serem Tomadas. É uma típica iniciação ou evento que geralmente está presente em toda distopia, cada uma a sua forma.

Diferente das garotas da cidade que foram educadas para serem dependentes e obedientes, Rachel fora criada para ter pensamentos próprios e agir por si mesma. Quando mais nova ela declarara seu amor para Logan mas fora rejeitada, desde então uma independência feroz se instalara como uma segunda pele. Não que ela seja uma adulta, certo? Rachel tem 16 anos. Logan foi declarado pária quando sua mãe fora morta a chicotadas por burlar uma das regras do Comandante, ele vagou pelas ruas se alimentando de restos até que Jared o acolhera como aprendiz. Logan é um inventor, responsável e de bom coração.

O maior trunfo e ponto positivo do enrendo são as narrativas intercaladas entre Rachel e Logan, eles não se entendem e cultivam uma leve rivalidade.Se Rachel é impulsiva, inconsequente e por incontáveis vezes irritante, Logan prevê, calcula e reflete antes de tomar qualquer atitude. São opostos que se completam e funcionam perfeitamente bem quando estão juntos. O grande problema é eles enxergarem isso e entrarem em consenso. Preciso dizer que o romance entre eles irá florescer? É um tanto que repentino porém me convenceu.

A estória toda caminha para a fuga de Baaldoben. Logan e Rachel precisam encontrar Jared antes que o Comandante. Os boatos são grandes e a existência de um pacote roubado deixa tudo mais urgente. Os perigos além da Muralha são desconhecidos e o Maldito tem sede de sangue. Não posso garantir que as descobertas serão felizes…

A ambientação da trama é um misto de distopia e ficção levemente sobrenatural, não pesa mais para nenhum dos lados, é um equilíbrio feliz que funciona. As narrações de Logan são de longe os melhores momentos do livro, é tudo muito mais interessante, perigoso e inteligente. Rachel é uma boa protagonista porém sua irresponsabilidade chega a dar nos nervos. A autora não economizou nas mortes e para o leitor que se apegar de imediato aos personagens já adianto: irá sofrer bastante. O final é totalmente inesperado no sentido do desfecho ser de repente.

Tive aquela sensação de “já acabou? como assim?”. Estou muito curioso para saber o que a autora planeja para os próximos livros e acredito que a trama tenha potencial para crescer bastante.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário