Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Almanova – Jodi Meadows

Publicado em 08 mar, 2014

Almanova – Jodi Meadows
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859172
Ano: 2013
Páginas: 288
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu… e ninguém sabe por quê. A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre… Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto — de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

Resenha:
Ana não deveria ter nascido, ela não era esperada por nenhum habitante de Heart. Há cinco mil anos um evento como esse não acontecia pois não era natural. No mundo criado pela autora Jodi Meadows, Janan é uma espécie de Deus, exigente de adoração e responsável por dar vidas e almas eternas a todos. Durante séculos, cada ser humano que morria reencarnava em outro corpo, numa nova vida, numa espécie de ciclo eterno onde experiências eram compartilhadas e todos se conheciam. Janan partira, os abandonando e condenando todos a compreensão de toda a grandiosidade proporcionada. Ele nunca se revelara ou ajudara quando Heart sofrera ataques de criaturas dispostas a destruir toda a população.

Todos esperavam que Ciana reencarnasse novamente, mas quando Ana nascera ficou claro que isso não aconteceria. Ciana se fora para sempre. Em seu lugar uma almanova existia pela primeira vez naquele mundo: Ana. A humilhação fora tanta que seu pai, Menehem, fugira. Sua mãe, Li, obrigada pelo Conselho à criara sem amor, culpando-a por tudo, longe de todos na afastada Range. Em seu décimo oitavo aniversário, Ana fora mandada de volta a Heart, numa caminhada de dias sozinha na floresta, correndo riscos e temendo a vida. É aqui que nossa estória começa de verdade. Ana precisa entender o que ela é, qual o motivo de ter nascido no lugar de outra pessoa.

Nossa protagonista precisa entender suas origens. Provar que não é uma sem-alma, que não tem culpa por nada ter acontecido assim. Ela acredita haver uma razão para tudo, ela busca um sentido para uma vida que fora roubada e ao mesmo tempo ganha.

Enquanto marcha rumo a Heart, ela sofrerá um ataque de sílfides, uma espécie de sombra cuja queimadura lhe foi ensinado ser mortal, onde é salva pelo jovem reencarnado Sam. Ambientado nessa trama maravilhosa óbvio que teremos um romance básico que de básico não terá nada. Sam está disposto a ajudá-la mas antes terá que demonstrar ser digno de confiança. Em Heart as coisas não serão fáceis ou seguras, Ana não é segredo na cidade e opiniões estão divididas. O Conselho que ministra a cidade estabelecerá uma série de regras para a estadia da garota na cidade. O inevitável acontecerá: o amor. Enquanto busca em registros uma razão de existir, Ana e Sam ficarão próximos e se envolverão com toda a rotina existente na cidade, farão amigos e inimigos. Correrão riscos e ficará claro que alguém está guardando segredos.

“- Você tem amigos?
– Já li sobre eles, mas não acredito que existam.” Ana em trecho da página 90

Apesar de ser claro para qualquer leitor que Sam e Ana são alma gêmeas os dois não compreendem isso tão facilmente e talvez isso tenha deixado a trama morna em alguns capítulos. O romance dos dois ocupa boa parte de trama e guia a estória de início ao fim. Eles dividem a paixão pela música e vários capítulos são dedicados a isso. O momento mais lindo e digno de suspiros é quando Ana é imortalizada por Sam, de uma forma bem original. Aliás, essa questão de imortalidade também é bastante discutida, afinal, Sam tem cinco mil anos de vida, ele já reencarnou como homem, como mulher, já se apaixonou por outras pessoas.

Já Ana não viu Heart ser erguida, não conhecia ninguém e pouco tinha a oferecer. A narração é feita em primeira pessoa por nossa protagonista e o trabalho gráfico dedicado ao livro é de encher os olhos. Vamos entender perfeitamente a razão da capa e das borboletas presentes em cada página do livro. O livro ganha um ritmo mágico do meio para o fim. Tudo fica mais perigoso… O desfecho responde questões e estimula muitas dúvidas. Talvez Janan nunca tenha ido embora… E quem realmente se foi voltará com surpresas. O muro que cerca Heart pulsa ritmado como um coração…

Questões envolvendo a imortalidade são debatidas, afinal o que faríamos se fossemos imortais? Você acredita em amores que permanecem e sobrevivem a vidas e vidas?

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário