Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] A Lenda do Lago Dourado – Edson Vanzella Pereira

Publicado em 13 nov, 2013

A Lenda do Lago Dourado –  Edson Vanzella Pereira
Editora: Dracaena
ISBN: 9788582180624
Ano: 2013
Páginas: 380
Classificação: 
Página do livro no Skoob

Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade
norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David,
com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de
Superinteligentes do Governo Americano.

Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo
governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão,
envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte.
Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se
culpada pela tragédia.

Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a
investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático
acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras
perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos
aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso.

Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago
conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio
Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e
destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno
que está pronto para eclodir.

Resenha:
David, o filho mais velho da família Baltimore, acaba de ser selecionado para participar do Concurso Anual de Superdotados do Governo Federal Americano. Uma série de testes serão realizados para medir o nível de cada candidato e os três primeiros colocados farão parte de um programa que está formando novos cientistas com remuneração e carreira garantida pelo resto da vida. Uma mudança e tanto na vida do garoto, que mesmo sendo bastante esperto, cultivava uma preguiça típica de jovens. Certo, o que ninguém esperava é que David ultrapasse o QI de Einstein e se tornasse o novo fenômeno da inteligência humana, com capacidades  surpreendentes. A vida de todos os envolvidos está prestes a mudar… Surge o primeiro impasse, David se vê diante de duas possibilidades: aceitar o trabalho na Casa Branca e se tornar o Agente Zero, o gênio da nação, ou aceitar a proposta de Jobe Johnson, e receber o dobro do que o governo americano lhe pagará, trabalhando no setor de desenvolvimento da empresa Monrareal, uma fábrica grandiosa que cresceu rapidamente , tendo o doce mais exportado do mundo. Tragicamente, David ao se tornar o Agente Zero, é vítima de uma bala perdida e encontra-se em coma vegetativo, correndo o risco de nunca mais acordar…

Não vou me prolongar detalhando pontos chaves e irei direto ao que interessa, o centro de toda a trama: há uma antiga lenda que atravessa gerações, a respeito de um lago, onde das profundezas de suas águas brotaria um portal que irradia uma luz dourada magnífica. Quem fosse capaz de enxerga-la deveria mergulhar, se capaz, e sentir-se mágico. A energia radiante vinda da luz dourada dotaria a pessoa de incríveis poderes.

O lago de fato existe e encontra-se nas propriedades de Jobe Johnson. Estão começando a ligar pontos? O enredo ganha força quando Max, irmão de David, enxerga a Luz Dourada e tem nas mãos a possibilidade de virar o jogo, ele ganha uma missão. Max, assim como seu irmão, fora convocado pelo Poder da Luz para defender a plenitude da liberdade humana. A Fraternidade da Escuridão está sobrepujando o poder da Luz e um grande mal está assumindo o controle. Ele deve descobrir a identidade do Agente Negro e impedi-lo. Ao enxergar a Luz Dourada e receber a tarefa, Max foi revestido do poder da própria, e suas capacidades de pensar, raciocinar e interpretar, foram melhorados a níveis extraordinários. Assim como David fora, antes de ser fatalmente baleado.

A estória gira em torno das descobertas fascinantes a respeito do Agente Negro, que está mais próximo do que imagina-se. A Lenda do Lago Dourado despertou-me bastante interesse, não só pela sinopse e capa, que considero fantásticas, mas por se tratar de um livro nacional. Não há sensação melhor que deparar-me com autores que dão orgulho a nossa literatura. Terminada a leitura tenho muitas opiniões a dar. Edson Vanzella criou um enredo repleto de personagens fortes, Brenda Marshall, a agente americana que auxiliará Max nessa jornada, é tão inteligente e dotada de influências que fica impossível não afeiçoar-se a ela. Max é um ótimo protagonista, sem mais, corajoso e forte. O que causa empatia rapidamente é o fato de Max se apaixonar, sim, uma garota faz a diferença, foi a cereja do bolo. Gabby namora Zach, o mimado filho de Jobe Johnson, o grande vilão, e isso não é spoiler, logo de início você perceberá quem é quem. Ao decorrer da trama, Max e Gabby se apaixonarão e enfrentarão muitos problemas que resultarão em grandiosos momentos para a trama. Já disse que bons julgamentos em tribunais enriquecem uma obra? Ferrugem, o melhor amigo de Max, também é cativante e importante.

Admito que ao ler “Fraternidade da Luz” e “Fraternidade da Escuridão” achei os termos infantis mas garanto que as atitudes não são nem um pouco infantis. O autor criou uma sequência de acontecimentos inesperados e as reviravoltas dão dinamismo ao enredo. As ações do Agente Negro são as mais terríveis e assustadores que o mundo moderno já viu, uma tecnologia que pode tornar milhares de pessoas escravas mentais por um meio inesperado. Apesar de algumas coisas previsíveis o desfecho foi melhor do que esperei. Max terá dificuldades em conseguir apoio, apenas quando provas concretas são apresentadas, um grande time se forma disposto a encontrar soluções.

E se David não fora vítima de uma bala perdida? E  houvesse a remota chance de uma vida normal? O final pode ser feliz.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

3 Comentários

  • Shadai
    27 novembro, 2013

    Parece ótimo.
    Enredo bem de livro estrangeiro.
    Parabéns ao autor, que ele consiga sucesso na carreira.
    Acho que iria gostar bastante dessa leitura, com exceção das partes que envolvem romance.

  • Maria Clara
    21 novembro, 2013

    Adorei sua resenha, e realmente a capa é MUITO LEGAL!

  • Anônimo
    19 novembro, 2013

    Gostei da resenha, e fico muito feliz em ver que nossos escritores estão trabalhando a todo vapor e criando estórias maravilhosas.