Um dia – David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580570960
Ano: 2011
Página: 416
Página do livro no Skoob
Classificação:




Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Resenha:
Os dois se conhecem em 15 de Julho de 1988 na formatura da faculdade.
Suas vidas são marcadas por uma noite.
Desde então,iremos acompanhar os vinte anos seguintes,sempre no dia quinze,das vidas de Dexter e Emma.
Todas as inseguranças,os medos,as alegrias,as tristezas,os altos e baixos.Vinte anos de duas pessoas que nasceram para ficarem juntas e são apenas amigas.Dexter Mayhew é o tipo de personagem que você odeia.Quer dizer,que EU odeio.Rico,fútil,sem noção,não sabe o que fazer da vida,estraga oportunidades incríveis de ser feliz fazendo algo certo,um cara perdido na própria existência.Mas claro que a gente ama e torce.Torce para que ele dê valor a Emma,que perceba o quanto pode ser feliz com ela,que seja menos idiota mesmo.Dexter tem tudo para ser o cara mais sortudo do mundo e não aproveita ao máximo.Quer dizer,aproveita sim,mas não da forma certa. Mas o Dex é um cara normal,com anseios e sonhos,angústias e buscando a aceitação.
Emma Morley,tem medo de ser feliz.Odeia o emprego,odeia o lugar onde mora,odeia não ter dinheiro nem sucesso.Meio que se aceitou como uma pessoa triste e mal amada.
Mas no decorrer do livro,não tem como se apaixonar pela Em.
Ela é a mulher dos sonhos,sabe? Inteligente, engraçada,apaixonada por livros (sonha em ser escritora),ela tem um brilho próprio,mas como muitas pessoas,ela não vive a vida dos seus sonhos.
Dex e Em,Em e Dex.
Não posso falar quem é Dexter e quem é Emma ao certo.São vinte anos.Duas pessoas.
Conseguem imaginar quantas coisas acontecem na vida dos dois? Cada um vivendo sua vida separadamente,mantendo um certo contato,lá no fundo cada um sabe a falta que o outro faz. A amizade de Dex e Em é uma coisa linda se ver,linda mesmo,é pura,é sincera.Mas não é só isso.Existe amor nela,amor de verdade.Eles se amam.Só não sabem disso,ou sabem e não querem estragar a amizade.Eles falam muito pouco sobre o que sentem um pelo outro. É incrível a capacidade de não se ver a felicidade ali tão próxima, é só pegar. Às vezes não é tão tarde para se consertar as coisas. Um dia,é um livro para ser lido com o coração. É tão palpável,possível,pode ser a vida de qualquer um. Se deixem envolver com a estória de Dex e Em,em certo ponto você se identifica.A vida é a mesma para todos,uma sucessão de dias vazios,incompreensíveis,desafiadores.O que você vai fazer da sua vida? E qual a importância de se fazer as coisas? Afinal um dia você morre,e tudo que pensou e sentiu se desfaz,desaparece para sempre.
Preciso dizer que a vontade de ler “Um dia” surgiu da tamanha quantidade de comentários que ouvi a respeito do livro:“Solucei de tanto chorar no final.”,”É perfeito.”,”Você tem que ler.”,entre outros.
Lamento dizer que não chorei.Foi um dos livros mais lindos que li,me emocionei mas não cheguei a chorar.É tocante sem ser chato,é fofo sem ser meloso. Eu diria que é perfeito. Dei altas gargalhadas,em nenhum momento a leitura se torna cansativa,com certeza um dos meus livros preferidos.
Deixe seu comentário