Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J.K. Rowling

Publicado em 01 fev, 2013

Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J.K. Rowling
Editora: Rocco
ISBN: 9788532527899
Ano: 2012
Páginas: 472
Página do livro no Skoob
Classificação: 

“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” dá continuidade à saga do jovem bruxo Harry Potter a partir do ponto onde o livro anterior parou, o momento em que fica provado que o poder de Voldemort e dos Comensais da Morte, seus seguidores, cresce mais a cada dia, em meio à batalha entre o bem e o mal. A onda de terror provocada pelo Lorde das Trevas estaria afetando, até mesmo, o mundo dos trouxas (não-bruxos), e sendo agravada pela ação dos dementadores, criaturas mágicas aterrorizantes que “sugam” a esperança e a felicidade das pessoas. Harry, que acabou de completar 16 anos, parte rumo ao sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.O final de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” é de parar o coração.

Resenha:
Me dói escrever essa resenha, de verdade. Terminei a leitura do sexto e penúltimo livro da série, simplesmente não estou pronto pra tamanho abandono, só tem mais um livrinho, gente, poxa!

Draco Malfoy é obrigado a seguir os caminhos do pai , por bem ou por mal e agora serve ao Lorde das Trevas, ele é um Comensal da Morte e terá uma tarefa a cumprir. Tarefa essa que Harry passará o livro todo tentando descobrir, mas parece que Dumbledore não percebe a que lado Malfoy pertence e isso é irritante, por que ele confia tanto nas pessoas? Severo Snape que realiza um Voto Perpétuo, é peça fundamental de toda essa equação envolvendo Malfoy e Voldermort. Agora que finalmente Dumbledore o confiou para cargo de professor em Defesa Contra as Artes das Trevas ele tocará o terror em Hogwarts, particularmente na vida de Harry. Exercendo a função de professor de Poções temos Horácio Slughorn, que retorna a escola de magia e bruxaria após ter ensinado nomes como Lílian e Tiago Potter e o próprio Tom Riddle. Slughorn foi um dos poucos professores novatos, entre tantos durante seis anos, que eu realmente simpatizei. Nem preciso comentar que ele terá um papel importante durante todo o livro, não é?

No sexto ano em Hogwarts, Harry terá aulas particulares com Dumbledore em seu escritório. Aulas que serão os melhores momentos do livro, sério, é legal demais a aproximação dos dois, bastante informações valiosas serão reveladas. Através da Penseira, Harry e Dumbledore viajarão nas memórias de diversos personagens que conheceram Tom Riddle. Eles estudarão a fundo a vida do Lorde das Trevas, desde o momento que ele se descobre um bruxo, ainda pequeno e tão destinado a maldades, até o momento em que ele resolve dividir sua alma em vários pedaços para se tornar imortal. Chegamos nas Horcruxes!

Potter terá uma ajuda especial nas aulas esse ano, através de um livro surrado da aula de Poções que pertenceu ao “Príncipe Mestiço” (ninguém faz ideia de quem seja). Com anotações valiosas e feitiços tão misteriosos quanto o dono, Harry tirará as melhores notas possíveis para desagrado de Hermione e encantamento de Slughorn. Ele se meterá em alguns costumeiros problemas. No final descobrimos quem era o dono do livro e sinceramente? Não imaginava mesmo!

Vale ressaltar também: os testes de aparatação que deixam todos os alunos de Hogwarts a flor dos nervos, o romance de Rony com Lilá, muito bom perceber o ciúmes da Hermione, divertidíssimo!, a loja de Fred e Jorge, sim, finalmente eles abriram! E o mais legal, vamos descobrir por que ninguém nunca passou mais de um ano no cargo de professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Achei o enredo tão diferente dos demais livros, meio que não teve um drama tão intenso em relação aos outros. Na verdade, drama não é a palavra certa, até porque eu chorei compulsivamente nos últimos capítulos, talvez a palavra certa seja “ação”. É, esse livro foi com menos gás, talvez eu esperasse um ritmo mais frenético. Claro que muitos vão discordar. Vou confessar que demorei um pouco para conseguir resenhar, um dos personagens mais queridos por mim é morto nesse livro, eu simplesmente fiquei meio desolado. Sou desses que se apega aos personagens,não me julguem! E uma estória como essa é impossível não se envolver, admito que chorei os últimos capítulos inteirinhos. O que foram as conversas entre Fleur e Sr. Weasley, e Harry com Gina?

Mas vamos ao ponto principal de tudo isso, o que nos levará ao desfecho da saga no próximo livro. Voldemort ultrapassou o limite da maldade criando seis horcruxes, o máximo que um bruxo já havia chegado a dividir fora três vezes..  Lorde inseriu pedaços de sua alma em objetos que julgou valiosos e as escondeu. Na missão deixada por Dumbledore a Harry, ele terá que encontra-las e destruí-las para assim ter alguma chance de derrotar o Lorde das Trevas.

No final das contas eu amei o livro tanto quanto os outros.

“…E um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver…”

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

29 Comentários

  • Loriany Gottardi
    01 outubro, 2013

    Meu preferido <33 :')

  • Anônimo
    22 julho, 2013

    Não li esta saga ainda, mas quero começar este ano ainda!! =)

  • Leitura extrema
    05 julho, 2013

    Minha saga preferida 😀

  • Gabrielle
    05 julho, 2013

    A saga mais que perfeita! Não tem como negar que sou apaixonada pelo que J. K. Howling escreve!

  • Karolyne K.
    31 março, 2013

    Para mim, um dos melhores livros da saga.
    E para mim, ficou longe de ser o mais triste… Para mim, o último sempre será o mais triste.

  • Clara Beatriz
    31 março, 2013

    Como eu disse, só li dois livro desta magnifica serie. Espero ter a oportunidade de ler os outros livros.

  • rangel lobo
    27 março, 2013

    Fico arrepiado em saber que os personagens vão morrendo a cada livro, mas nada diferente a dos filmes.Fico triste de não ter lido os livros antes de assistir aos filmes.Espero que os próximos lançamentos não repita ao que eu fiz com HP.Mas em relação ao 6° livro foi divertidíssimo acompanhar suas palavras nesse post! valeu.

  • Leonardo
    24 março, 2013

    Um dos livros mais tristes… (Apesar de não continuar gostando tanto de Dumbledore como eu gostava antes…)

  • Lucas de Omena
    23 março, 2013

    fiquei espantado com esse livro e com as revelações que ele traz, como o Príncipe Mestiço, sua saída de hogwarts e a morte de dumbledore

  • Pamela Marloch
    21 março, 2013

    Minha amiga é apaixonada por HP… eu já pelo contrário.. não gosto nadica… 😡

  • Nina Fontes
    10 março, 2013

    Esse, sem dúvidas, foi o livro mais fraco. Sem grandes coisas, nada de revelações que te tiravam o fôlego, nada de suspenses aterrorizantes. Fiquei um pouco decepcionada. A sua resenha ficou boa, mostrou o livro bem mais interessante do que ele, na verdade, é.

  • Dâmaris
    07 março, 2013

    Esse foi o pior filme, na minha opinião. Fiquei na expectativa do filme ser incrível após ler ao livro. Mas minha decepção foi enorme! Fiquei indignada!

  • lais
    04 março, 2013

    Gosto muito da Hermione com raivinha do Príncipe!! Se a sorte liquida existisse seria tão legal!!!

  • Maíra Souza
    03 março, 2013

    Nem tenho muito o que dizer. Mas o que me deixou curiosa foi o porquê você e outras pessoas choraram com a história. Não me parece livro que nos ranca lágrimas. Acho que só lendo pra saber né? =)

  • camila rezende
    26 fevereiro, 2013

    De todos os livros esse foi o que eu menos gostei e o que eu mais demorei pra ler tmb.

  • Acervo de Miss
    25 fevereiro, 2013

    Um dos mais fracos, na minha opiniao :/

    Bjs,
    http://www.acervodemiss.blogspot.com

  • Georgia @stupidlambgirl
    24 fevereiro, 2013

    As coisas acontecendo fora de Hogwarts, a escola virada num caos, as mortes, os comensais, a Ordem, tudo traz uma nova visão aos leitores e aquele ar "estudantil" dos livros não existe mais. Gostava de ler sobre a rotina da escola, sobre as aulas, os professores… Mas mesmo assim, a historia tem seu mérito.

  • Hudson Rodrigo
    23 fevereiro, 2013

    não acredito que vc so postou uma resenha desse livro agora, um livro tão foda como esse, cheio de revelações e ate mais divertido, ja que a ordem da fenyx foi muito sombrio, mas um livro foda da serie

  • Priscila Pires
    22 fevereiro, 2013

    Não tem como não gostar de todos, mas este não é um na minha escala de favoritos. É claro que todas as descobertas deixou a história ainda mais quente.
    E o fato de saber que estava no fim deixou o coração partido.

  • Bruna Costenaro
    22 fevereiro, 2013

    Qts descobertas nesse livro neh? E com gosto de reta final…eu nunca me preparei para isso, mesmo sabendo do final…

    Miquilis: Bruna Costenaro

  • Fernanda Faria
    16 fevereiro, 2013

    Quando eu cheguei nesse livro, já comecei a chorar sério, não estava preparada para tantos acontecimentos, sem falar que já me sentia orfã da saga. Fico feliz que você tenha gostado *-*

  • Victor Emmanuel
    03 fevereiro, 2013

    Esse livro pra mim é um dos mais "fracos", não que não seja bom, é ótimo sim, mas é leve. Vc vai descobrindo as coisas e zas, é um livro de descobertas. Eu amei.

  • Anônimo
    02 fevereiro, 2013

    Eu nunca fui fã de leitura sobrenatural, nunca li nada de HP. Mas assisti todos os filmes e quase todos no cinema. Curti bastante e admiro a autora mesmo sem ter lido nada dela 😉

  • cristiane
    02 fevereiro, 2013

    Como nunca li nada e nem pretendo ler, fico meio que boiando. Mas já conhecia esse final, mesmo sem ter visto o filme e tudo mais.

  • Leila
    02 fevereiro, 2013

    É estranho chegar ao final de uma série. Sempre ficamos com a sensação de vazio…

  • Iara
    01 fevereiro, 2013

    Caramba quantos livros são no total, estou por fora msm, mas to gostando bastante dos livros. so falta compra-los.

  • franfernands
    01 fevereiro, 2013

    Acho que quem gosta de HP gosta de todos, deve ser difícil escolher um né? haha

  • Chrysthie Audi
    01 fevereiro, 2013

    Eu tb fiquei desolada e pensativa se leria os próximos…
    Mas eu curti, mesmo com menos ação… gostei de conhecer um pouco mais sobre o príncipe.
    Me irritava o Potter com aquele livro pra cima e pra baixo… kkkk

    Beijos

  • Alice Aguiar
    01 fevereiro, 2013

    caramba vc está resenhando todos os livros
    sabe eu tenho peninha do draco as vezes ;w;