Últimas Notícias

News
Recentes

“Minha Sombria Vanessa” é lançamento sobre relação amorosa entre adolescente e professor

News
Recentes

“A última festa” é suspense sobre isolamento em nevasca. Saiba mais!

News
Recentes

Rocco lança “O Ickabog”, de J.K. Rowling, em 10 de novembro

Livraria Martins Fontes

[Resenha] Divergente – Veronica Roth

Publicado em 28 fev, 2013

Divergente – Veronica Roth
Editora: Rocco
ISBN: 9788579801310
Ano: 2012
Páginas: 504
Página do livro no Skoob
Classificação:  

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

 Resenha:
Na distopia de Veronica Roth, a culpa pela desordem no mundo foi atribuída á inclinação humana para o mal. Numa tentativa de erradicar isso, a sociedade foi dividida em cinco facções. Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade, os que culpavam a duplicidade formaram a Franqueza, os que culpavam a ignorância formaram a Erudição, os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação e os que culpavam a covardia se juntaram a Audácia. Juntas e desempenhando diferentes funções elas garantem o equilíbrio e a paz.

Ao completarem dezesseis anos, os jovens devem decidir a qual facção eles querem pertencer. Os irmão Caleb e Beatrice fazem parte de uma família da Abnegação. Após um teste de aptidão, é chegado o dia da Cerimônia da Escolha. Eles terão que optar em continuar na Abnegação ou abandonar sua família e se transferir para outra facção. Feitas as escolhas, iremos acompanhar Beatrice, que muda seu nome para Tris. Ela escolheu e agora eles a escolherão ou não. Em sua nova facção ela passará pela Iniciação, que é dividida em três estágios, ela será testada, treinada mentalmente, emocionalmente e fisicamente  Seu progresso será acompanhado e resultará numa classificação a cada fase do processo. Ao final, apenas dez iniciandos se tornarão membros, o restante será eliminado e passará a viver com os sem facção.

As coisas começam a mudar para Beatrice logo no seu teste de aptidão, eles deveriam indicar a qual facção ela estaria mais propensa a se identificar porém seus resultados são inconclusivos e ela se descobre uma divergente. Durante o enredo iremos descobrindo o que é ser um divergente mas aposto que é bem mais do que a autora mostrou nesse primeiro volume da trilogia. A divergência é algo extremamente perigoso e Tris deve guardar esse segredo se quiser continuar viva.

Não será uma tarefa fácil, durante a Iniciação ela se destacará e dúvidas surgirão, ela corre perigo. Não só por ser diferente mas por que as provas que ela e todos os outros que são da facção ou se transferiram para ela enfrentam para conseguir uma boa classificação. Os testes são mortais, eles serão levados ao extremo e seus medos serão testados. Esses jovens não estão para brincadeira, o que é certo e o que é errado? Se tiverem que matar o adversário enquanto ele dorme, eles não hesitarão.

O ritmo é frenético, uma leitura viciante narrada em primeira pessoa, Beatrice ou Tris ou Careta é uma protagonista deliciosa, valente, destemida e sem medo de sangue. Aliás eu me apaixonei pelos personagens, me apaixonei pelo livro. Tem romance? Tem. Se preparem para torcer horrores.

Uma guerra explodirá. Uma das facções decide abalar essa paz perfeita e planeja ter o controle total, um exército é formado, planos cruéis são postos em prática e muitos inocentes morrerão lutando. Apenas os Divergentes podem por um fim nisso, sim, existem outros além de Tris. Eu não entendo o motivo dessas autores em matar tantos personagens nos capítulos finais. Eu me envolvo, torço, me emociono durante toda a leitura e nunca estou preparado emocionalmente para me despedir de personagens, me desculpem. Mas admito, o desfecho é perfeito. Muitas perguntas ficam sem respostas e meu desejo pela continuação é surreal, eu preciso saber o que vai acontecer.

Foi uma das melhores leituras desse ano e virou um livro preferido.

Leia mais de 4 milhões de livros no seu e-book. Os melhores e-books do mundo estão aqui

Recomendados para você

Deixe seu comentário

18 Comentários

  • Bruna Souza
    06 fevereiro, 2014

    Achei bem interessante a história, sabe essa divisão da sociedade em 5 partes, e se você escolher uma, terá que viver nela para sempre. Quero muito ler, antes do filme ser lançado, apesar de já ter lido alguns spoilers e o trailer do filme, acho que vou amar os livros da serie.

  • GonçalvesSue
    05 fevereiro, 2014

    Estou muito afim de ler esse livro, amei sua resenha. Coloquei na minha lista de leitura, assim que acabar com os outros que estão na frente for comprar. Adoro distopia e a protagonista, parece ser fortes, das que gosto e vão a luta..

  • Flavia Rodrigues
    24 novembro, 2013

    Livro incrivelmente viciante! Indico!

  • Yasmin
    18 agosto, 2013

    Descobri um livro que me fará acabar com a minha futura ressaca literária que a trilogia Jogos Vorazes fará em mim:Divergente.
    O enredo parece ser sensacional e só de saber que é uma distopia frenética já me ganhou horrores.Doida,maluca,ansiosa para ler esse livro.

  • Leitura extrema
    05 julho, 2013

    quando vi esse livro pela primeira vez fiquei fascinado e louco para compra-lo o

  • Ingrid Joyce
    29 junho, 2013

    Quero muito , muito, muito essa trilogia, sortudo vc, vi todas suas caixinhas de correios *-* Maravilhosoo.

    sonholiterario.blogspot.com

  • Tabata Gomes
    16 abril, 2013

    Tenho muitas espectativas c esse livro!!

  • Clara Beatriz
    31 março, 2013

    Adoro distopias e sou louca por está!
    Desdo lançamento estou querendo ler este livro! Espero ter a oportunidade de lê-lo!
    Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa!

  • Karolyne K.
    30 março, 2013

    Misericórdia!!!!!!
    Quero muito ler esse livro. Desde que lançou me encantei. Só recebe notas altas, críticas boas e todos amando. Tem como ficar mais ansiosa? rs

  • rangel lobo
    29 março, 2013

    Tenho certeza que esse livro é incrível, acho que todos são mais divergente vai trazer de volta o amor em logo comprar os livros no lançamento e o segundo já vai ser lançado…quero preparar o meu emocional e começar uma nova estória e tenho certeza que não vou me decepciona!! abraços e quero muito esse livro!!

  • Leonardo
    25 março, 2013

    todo mundo tá falando q esse livro é ótimo, que deu até a tentação de comprar, chega semana q vem!!!

  • Pamela Marloch
    21 março, 2013

    Eu amei de mais esse livro! To ansiosa para ver o filme e ver tris prior e tobias em ação!

    http://milleguas.blogspot.com

  • camila rezende
    03 março, 2013

    Gostei da resenha, quero muito ler esse livro.

  • Pedro_Almada
    03 março, 2013

    Alô, parceiro!

    Pois é, li a resenha, mas ainda assim não consegui me convencer. Não consegui engolir essa divisão da sociedade, como se apenas uma coisa fosse a causa dos problemas. Mas a trama parece ser interessante, ainda que a ideia por trás da estória não me convença.
    Agora, você bem que poderia ter dito o que é ser um divergente, eu fiquei curioso hehehe

    A única coisa que ainda me mantém curioso sobre o livro é o fato de ser uma distopia. Mas ficou muito a cara de Jogos Vorazes com Harry Potter. Ok, acho que essa é uma comparação que todos vão fazer pra sempre uehuehuee , mas ainda assim, acho que ficou parecido.

    Aposto que a facção que quer tomar o controle é a Audácia, eles têm o perfil pra isso hahaah ou será que é uma que nem imagino?

    Pera, acho que agora eu quero ler esse livro. ok, então hahaha

    ótimo post, cara!

    Pedro Almada
    http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com.br/

  • lais
    03 março, 2013

    Esse é um dos livros que desejo muito ler!!
    Parece ser um livro bem envolvente, com uma estoria espetacular, como será o futuro da humanidade, quais são as provas que eles enfrentam aos 16 anos. Curiosa!!

  • Priscila Pires
    02 março, 2013

    Adorei a resenha, me despertou total vontade de ler o livro. Parece ser uma leitura divertida!

  • Hudson Rodrigo
    28 fevereiro, 2013

    ESSE LIVRO É MEU, ME RECUSO A LER A RESENHA DELE SEM ANTES TER LIDO, to ligado que tem spolers ai, me da pra eu ler!!! kkkkk

  • Anônimo
    28 fevereiro, 2013

    Esta foi a melhor resenha que já li de Divergente.
    Obrigada, Felipe.
    Fiquei até com vontade de ler o livro 😉